domingo, 11 de julho de 2010

11 JULHO 2010

Viva lá!, meu DIA-a-DIA!
~
Eu por cá vou indo desfumegando aos poucochinhos...
...
... inda meio incrédulo com os resultados; pasmado com a minha reacção pacífica, serena...
... E aliviado, com uma sensação de libertação, de menos peso sobre os ombros...
...
É curioso como ao longo da nossa vida se repetem os mesmos padrões em situações tão diversas e distintas.
Eu exemplifico:
.
Outrora não saía à rua sem um relógio no pulso (ou no bolso - tive uma longa fase revivalista e, então, usava relógios de bolso). Se, por acaso, me esquecia dele (já que a primeira coisa que fazia ao entrar em casa era retirá-lo do pulso ou desembolsá-lo do colete ou das calças), voltava atrás para buscá-lo, ainda que isso pudesse comprometer a minha tão estimada pontualidade.
Nowadays, se me esquecer dele, tant pis, the show must go on e não apoquento um nada! Não que tenha desprezado a mui nobre pontualidade, não! É que se não tenho horas no pulso, tenho no telemóvel, ou no tablier do carro... ou há sempre alguém a quem perguntar. A essência da mudança é já não me sentir ou indefeso sem relógio.
.
Algo de semelhante ocorre, de novo, em mim.
Se, até há 20 dias, era imcapaz de considerar a hipótese de não ter comigo 4 maços de cigarros a qualquer momento do dia ou da noite, hoje basta-me ter 1 maço. E, se por esquecimento, não me aviei - pas grave! - logo logo vou comprar... sem ansiedade, sem barata-tontices. Assim que puder compro. Já posso esperar. Já sei como.
Já não me sinto à beira de sufocar por haver, apenas 4 ou 5 cigarros na caixinha, e marcar o relógio (de pulso, de bolso, de cabeceira, ...) três horas da manhã.
Esta sensação não tem preço.
.
Se isto é coisa que veio para ficar (como o Toyota), não sei.
Julgo que um fumador vive sobre uma corda bamba... a qualquer momento... ZAS! CATRAPUZ!... PUMMM!... tomba.
~
Por ora, cá me vou equilibrando; sombrinha numa mão (entenda-se: pastilhas elásticas), um aro na outra (entenda-se: medicamentos) e aulas com Mestre Circense (consultas periódicas, já se vê!).
~
Amanhã, 2ª feira, terei a minha segunda consulta de Pneumologia. Irei apresentar à Dra Lígia a tabela de consumos desde a primeira consulta... talvez até faça um gráfico todo janota...
... Estou em pulgas para ver a sua reacção!
(na volta, aquilo que me parece ser um grande feito, é coisa para ela tomar conhecimento, às meias-dúzias, a cada pequeno-almoço... Hélas!)
.
Isto conduz-me ao PASSO #6: NÃO FALHAR NEM UMA CONSULTA.
.
Agora, e para dar descanso ao teclado, deixo o resultado da jornada d'ontem:
Deixei 9 cigarros na caixinha, donde, fumei 11 cigarros, neste Sábado.
.
Vou fazer um cafézinho:
**********************a) porque me apetece um;
**********************b) porque, enquanto o faço, faço demorar um tantinho mais o próximo cigarro que, dista já do anterior, algo parecido com 75 minutos.
(lembrar que há 20 dias atrasados, cada cigarro fumado distava do anterior 12 minutos!... Isto tem que impressionar a Dra Lígia! Olá, se tem!)
.
Como não tenho quem me faça companhia, vou tomar café sozinho... É um bocado triste, mas não faz mal... eu ando a sentir-me 1/2 herói - logo eu, quem disse não acreditar em heroísmos!...
É!, meu caro DIA-a-DIA:
por vezes pagamos pela língua!
~
Bom café para mim...
(e bom cigarrito - esta tem de ser escrita baixinho para a Dra Lígia não ouvir. HI! HI!)
~
Até mais!

2 comentários:

  1. Parece já ultrapassada a fasquia do Quim-Zé!
    ...é preciso criar a fasquia do Dez-Dê!
    e já agora um conselho:
    leva os remédios contigo prà consulta não vá dar um "Treco" à própria Drª Lígia!...e cravar-te um "garrete"!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  2. Talvez seja bem pensado!
    Pelo sim, pelo não...
    ... não vá o diabo tecê-las...

    Quem nos diz que não?, e pra semana que vem já instauro a FASQUIA-DEZ-DE-QUE... DESDE QUE não passe dos 10 por dia...

    Essa, SIM! Era MUITA LOUCA!

    ResponderEliminar