quinta-feira, 8 de julho de 2010

07 / 08 JULHO 2010

Olá, DIARY!

[tenho, mesmo, de arranjar-te um nome. Humm...]

~

Pois, eis-me de volta.

Demorei mais do que previ, mas, tal como tinha prometido, venho apresentar as continhas (actualizadas desde a última que publiquei).

~

"Lá vai água!"
:
  1. 03 de Julho - Sábado (às 05 da manhã, quando acordei cheio de sede e com a boca seca): 01 CIGARRO;
  2. 03 de Julho - Sábado (durante a jornada): 13 CIGARROS;
  3. 04 de Julho - Domingo (durante a jornada): 17 CIGARROS;
  4. 05 de Julho - Segunda (durante a jornada): 15 CIGARROS;
  5. 06 de Julho - Terça (ao longo da jornada): 17 CIGARROS;
  6. 07 de Julho - Quarta (até este instante): 08 CIGARROS.

~

Como vês, meu Caro Diário,

não é loiro como Trigo - esta coisa de manter a FASQUIA-DO- QUIM-ZÉ...

"Mas tens conseguido até, em alguns dias, ficar aquém da Fasquia", dizes-me tu.

"Tenho. Pois tenho", respondo-te eu, mas isso tem sido episódico... Ajuda muito ter as mãos ocupadas.

E... mascar!, mascar!, mascar!

(Não sei se não iniciarei um Livro-De-Contas-De-Pastilhas-Eláticas...)

Odiaria retornar-me no rominante d'autrefois... le faiseur de ballons et de craquements... d'antan!

É que já não tenho idade para isso. É feio. Faz-me mal aos maxilares, aos dentes e ao estômago e... também sai caro! Além disso, se me rebentar um balão na cara... lá vão para o galheiro os óculos e a barba...

Era aborrecido... e não carecia...

~

[ flashBack ]

(Vou contar-te um segredo, DIARY:

eu não me contento com uma única 'xiqueléte'... Duas ou três. É, é! É assim desde menino! Lembras-te das Pastilhas Pirata? E das Pastilhas Gorila? Estas, parece, ainda existem. Pois bem: nessa época, eu só me comtentava com duas dessas ao mesmo tempo.

Um dia cresci. E o mau hábito de mascar 'xiquelétes' ou outras gomas quejandas, foi-se perdendo. Caiu por terra.

Ah! Sim! Agora me lembro: o açúcar das pastilhas e a pressão que eu exercia na actividade de mascá-las, provocava-me tais dores de dentes que... bastou para as largar.

Até então, mascava tudo. Até cola-tudo UHU. Juro!

Por altura dos meus 8, 10 anos havia descoberto, em Madrid, umas pastilhas elásticas COLORIDAS. Trouxe um pequeno stock - nessa época era muito difícil passar fronteiras com muitas compras, sob pena de ser-se acusado de CONTRABANDO!

Um dia, o stcok acabou. QUE PENA! E agora? Aquilo fazia um FRU, um tal FRISSON no Colégio!!!...

Eis que, por casualidad, descubro que, à banal pastilha Pirata ou Gorila, bastava juntar-lhe o bico de um LÁPIS DE COR - da cor mais improvável!, e trincar tudo junto... ficavam ainda mais sensacionais que las otras, las madileñas! Roxas, Ocres, Vermelhas-escuras, Cor-de-Laranja-Pôr-de-Sol, e... o MUST: PASTILHA ELÁSTICA de cor PRETA ou ANTRACITE - esta última conseguida à custa dos corriqueiros lápis de grafite.

Um dia, lá descobriram a minha façanha... e... a coisa ficou, talvez, de uma cor pouco apetecível, mesmo para pastilhas eláticas fantáticas)

~

Agora que já revelei ser a vergonha da cara de meus Pais, vou deitar-me e dormir um soninho descansado! Porque esse género de episódios não me traz remorsos ou envergonhadas confissões.

Aprendi TANTO! com esses "PARECE-IMPOSSÍVEL!"

~

Bô'noite! 'Té 'manhã!

PS: vou acender o 10º cigarro da jornada.

6 comentários:

  1. agora percebo porque, cá em casa, as caixas de pastilhas desaparecem em três tempos...
    as crianças têm a quem sair!

    ResponderEliminar
  2. acreditas no equilíbrio do universo?
    acreditas que se dum lado do mundo é dia, na outra metade é noite?
    acreditas que se a maré vaza dum lado, do outro sobe?
    pois...
    acreditas que se o teu consumo decresce, o meu cresce?
    achas justo?...
    "tou te" ficando com raiva!!!
    NÃO QUERO FICAR PARA TRÁS!
    não quero voltar a ter hálito a cinzeiro;
    os dentes amarelos;
    ficar com a pele e o cabelo, mais, estragados;
    a roupa empestada a tabaco;
    voltar à ansiedade de ter de fumar 1 cigarro, no intervalo do filme;
    ter de novo os tectos castanhos;
    comprometer a saúde das crianças com o nosso fumo; diminuir a minha saúde;
    etc...
    amanhã te direi qual foi a minha fasquia ...
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  3. Resposta ao 1º comentário:

    MIA CULPA, MIA CULPA, MIA MASSIMA CULPA!

    (poderei, caso entendas necessário, ajoelhar-me sobre milho ou grãos de outra qualquer natureza!)

    ResponderEliminar
  4. Resposta ao 2º comentário:

    No equilíbrio do Universo... nem por isso, o creio.
    Quanto às Marés, Sóis e Luas, jamais me passou pela cabeça duvidar!

    Agora,
    era ideia nossa que nos ajudássemos um ao outro, não era?
    Também eu me quero libertar dessa peste.

    Tu tens-me ajudado tanto com o teu interesse e apoio e acompanhamento deste processo... Gostava que isso também te ajudásse na tua reluta.

    Que posso eu fazer para contrariar o teu aumento à medida que baixa o meu consumo? Relação Matemático-Físico-Química, no mínimo bizarra...

    Fico à espera da tua FASQUIA.
    FORÇA. Mostra que és TOIRA: determinada e certeira.

    Lembra-te: Ao fazermos isto por nós estamos a fazê-lo pelos nossos Filhos... até no EXEMPLO que lhes apresentamos: O MAL NÃO ESTÁ TANTO NO CAIR MAS SIM NO NÃO QUERER LEVANTAR-SE.

    E nós vamos levantarmo-nos! Sermos mais saudáveis, mais frescos, mais robustos... Temos que reaprender a SERENIDADE... mesmo no meio da confusão e da azáfama (estava tentando reproduzir "DESIDERATA" mas a memória falhou. Mas não estará longe...).

    "Força!, Camarada, nós estamos com você!"

    Amanhâ, isto é: mais logo, quero saber dos teus resultados, ok?

    Bjos x 3

    ResponderEliminar
  5. A união faz a força!

    claro que vamos vencer este desafio!

    hoje não sei bem quantos foram (calculo que. até agora. foram 7 ou 8)mas vou passar a fazer um controlo rigoroso e trocar "figurinhas" contigo.

    bjos

    ResponderEliminar
  6. Isso! Isso! A União! Trocar figurinhas!
    YES!

    Um controlo mais rigoroso ajuda a ter consciência de cada cigarro que se acende e se fuma.
    Se quiseres passo-te a minha dica. Mesmo que não queiras, eu passo-ta na mesma!
    Faço assim: todos os dias abro um maço just brand new; assim no fim de cada jornada posso, facilmente, saber quantos cigarros fumei. Posso, ainda, a cada momento contar quantos tenho no maço e decidir se posso fumar já ou se vou deixar passar 1/2 horita ou coisa que a valha.

    'À laia de guisa': Hoje, e até ao momento (0:27), fumei oito cigarros. Sei-o porque pude contar 12 no maço. O resto é aritmética...

    Vas-y, FONCE!!!

    ResponderEliminar