segunda-feira, 12 de julho de 2010

12 JULHO 2010

HI THERE!
.
Lá fui à consulta de Desabituação Tabágica - a segunda.
.
Não fui consultado pela Dra Lígia, ao contrário daquilo que era previsível, por lhe haver morrido um parente próximo. Fui atendido pela, não menos simpática e NÃO-FUMADORA-MILITANTE, Dra Rita.
.
Estava, juro!, à espera de uma reacção de espanto, regozijo... PALMAS, FOGUETES, FOGOS-DE-ARTIFÍCIO, GARRAFAS DE CHAMPAGNE, BRAVOS e OLÉS...
.
Estava à espera, juro que estava!, do reconhecimento de umas quantas lanças em África, que representam as diversas etapas positivamente progressivas desta minha campanha.

Mas não foi tal.

"Sim, senhor, que era muito bom, que tinha baixado DEZ VEZES o consumo...", nada que revelasse uma evolução e um empenho fora dos comuns.

(Assim, como assim, já ontem eu punha a hipótese de ser uma coisa banal, trivial, ... um 'so what?')

Mesmo assim, acalentava a ilusão de surpreender... Isso ter-me-ia sabido bem... feito bem...

... logo hoje, que tive o 1º episódio de stress/tensão e... vinguei-me nas 'Xiquelétes' e não fumei.

Não vou estar com falsas modéstias contigo, meu DIA-a-DIA (seria cretino!):

Eu acho que fiz um 'trabalho' hercúleo. Eu sinto-me orgulhoso de mim mesmo. Meio banzado com os acontecimentos, rápidos e muito rosas, mas ORGULHOSO do MEU feito.
.
(Bem sei! Têm-me dito que não me entusiasme tanto; que não crie expectativas... que REBÉBÉU... PARDAIS AO NINHO...)
.
I DON'T GIVE A DAMN FOR!
.
Vim de lá com o desafio de ZERO cigarros por dia, até dia 02 de Agosto.

Mas porque será que quanto mais dou de mim, mais me exigem, caramba?

Eu só tive os medicamentos. As estratégias foram, todas, da minha lavra. Nem uma sugestãozinha! E agora marcam-me objrctivos!? Pontaria certeira no ponto vermelho do alvo?

UMA GAITA !!!!!!!!

Não é pêra doce reduzir o consumo de tabaco, de 4 maços diariamente, para 0,29 maços EM APENAS VINTE DIAS.

EU FUMO HÁ 30 ANOS! Não há 30 meses! Não há 30 semanas!
.
Eu comecei o esquema, eu o acabo.

Fixei a FASQUIA-DO-QUIM-ZÉ. Já estou apto a TENTAR uma nova fasquia - a FASQUIA-DO-DEZ-DE-QUE. E é essa que me vou propor.

DÊEM-ME TEMPO!

HOMESSA!!!
.

Não tentem pressionar-me. Isso NUNCA resultou comigo! NUNCA!!!
.
Mas quem é que está à espera que um fumador da minha igualha deixe de fumar, por completo, em um mês?

Tudo bem. Eu vou ao meu ritmo. Não vou dançar outra Rumba!
*
*
*
Mas ainda aprendi uma coisa assaz imteressante, durante a consulta, no Serviço de Pneumologia:
.
.
Num individuo, a duração do desejo de fumar um cigarro é, EM MÉDIA, de 06 minutos.

Se conseguirmos resistir, ao longo desse intervalo de tempo, provavelmente, será um cigarro que NÃO IREMOS FUMAR.

Ao fim desses 06 minutos (em média), se não cedermos, possivelmente, já o nosso cérebro estará ocupado com outra coisa... já se esqueceu do desejo, coitado.

Naturalmente, esse desejo há-de voltar...
*
*
*

Depois desta consulta, tive pela 1ª vez a consulta com a Psicóloga.

Outra Simpática-NÃO-FUMADORA-MILITANTE.

Trivialidades. Falámos trivialidades. Mais ou menos transversais ao facto de ser fumador e ao redor do(s) motivo(s) que me levaram a recorrer ao apoio da desabituação tabágica.

Quer ver-me regularmente, nesta fase inicial...

P'rá semana haverá mais...
*
Por mim e por enquanto, não sinto necessidade de apoio psicológico... mas já que mo oferecem, não o vou recusar... se não for por causa da ressaca de nicotina, seja por causa doutros macaquinhos, aqui do sótão.
*
*
Por hoje fico-me por aqui.

(Não é de propósito, JURO que não é!, mas parece-me que hoje não vou superar a FASQUIA-DO-DEZ-DE-QUE... laisse tomber!)

(Já fumei os 10... e não me vou deitar tão cedo... helass!)


3 comentários:

  1. Meu querido:
    é sempre fácil, muito fácil, falar do que não se sabe! mas, palavras leva-os o vento...
    os não fumadores militantes ou os radicais anti-fumo, geralmente nunca "provaram" do mal que se dispõem a erradicar!
    Tu estás de parabéns!!!
    Os teus progressos foram espantosos!
    A tua "forma" de fumar foi RADICALMENTE alterada! A tua forma de estar está mais próxima de um Não fumador do que do fumador que ERAS!
    Quem ler este diário terá consciência de todas as alterações, do esforço, da persistência, do controlo, ...
    Deixar de fumar não é simples!Tem várias componentes, físicas e psicológicas (como se sabe.
    Era bom que a 2 de Agosto atingisses o zero de cigarros fumados, mas ... acredito, por experiência própria (e porque te conheço bem), que deves ser tu a gerir os teus objectivos.
    O sucesso de deixar de fumar, como qualquer outro objectivo na vida, deve centrar-se, no próprio indivíduo - que se motiva estabelecendo o desejo de deixar de fumar, e se continua motivando, quer com o próprio sucesso alcançado quer com os comentários e exclamações de espanto de quem o rodeia!
    (desculpa-me este discurso tão sério, que tenho tentado evitar desde o 1º dia deste blog)
    Quanto às simpáticas doutoras creio que, apesar de revestidas de total boa vontade, deveriam perceber que nem sempre "querer é poder" e, se o tentarem rebater, então, "elas" que experimentem fumar 80 cigarros por dia durante anos e cessar esse consumo de um dia para o outro! Bom, coitadas... talvez seja melhor recomendar-lhes (em vez do fumo) a escalada do Everest (sempre é ao ar livre!) ou outro desafio do tipo, para que provem que basta fixar um objectivo...
    Já criaste as tuas estratégias, já fixaste os teus objectivos e metas, já recorreste aos apoios disponíveis... VAIS CONSEGUIR!
    "Nós", diariamente, continuamos a surpreender-nos com a tua determinação!
    Conta connosco, sempre! (mas acima de tudo, conta contigo!)
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Deixas-me sem palavras... (logo a mim, que sofro de verborreia!).

    Não nego a decepção que tive.
    Mas não seram os simpáticos-não-fumadores de cada esquina que me vão deitar a baixo.

    Dizes e dize-lo mto bem: " que nem sempre "querer é poder" ". 'É vero e bene trovato'. Por muito que se queira, não se passa o Bojador assim: com duas cantigas!

    Ontem, a Dra Rita argumentava: "... mas já viu?, desse modo os médicos tinham que ter tido todas as doenças para poderem tratar os doentes..."
    Nem me dei ao tabalho de contr'argumentar...
    (aqui para nós: golpe baixo, mas fácil de fintar! Ah, ah, ah.)

    O que ME interessa, MESMO, é que até agora (19:40) só fumei QU4TRO garrettes.

    Eu sei bem o valor do meu esforço. E não é por nem para as Dras.

    O vosso acompanhamento e compreensão têm sido tão importantes quanto os medicamentos e a minha determinação.

    Bem me conheces! Sabes ' qu'il sera fait à ma manière, quand-même!'
    Donc, serai-je Monsieur le Commandant.

    Evidentemente, se até 2 de Agosto tiver conseguido, por meios próprios, chegar a esse objectivo, não contrariarei a coisa por pirraça!
    Não obstante, farei tudo ao meu rítmo e de acordo com as minhas capacidades de suporte da privação.
    Não vou destrambelhar os nervos à conta de imposições. Já me chega o que me basta!

    Conto connosco, conto sim!
    Beijos
    e
    obrigado pelo apoio!

    ResponderEliminar
  3. ERRATA: onde se lê " Mas não seraM os simpáticos-não-fumadores ", leia-se " Mas não serÃO os simpáticos-não-fumadores "

    O meu pedido de desculpas.

    ResponderEliminar