segunda-feira, 21 de junho de 2010

O 2º PASSO

IR À CONSULTA, está bem de ver!
-
Olá DIÁRIO!
E fui.
E correu bem.
E fiquei dentro do Hospital cerca de duas horas e meia... sem poder fumar! É obra!, mas eu também consigo algumas proezas.
-
Mas não regressei um homem novo, lavado, corrigido... Não. Ninguém espera episódios românticos de salvação, pois não?
-
Sou um tipo de carácter EMOTIVO. A sensitive guy, you know.
Porém, sou igualmente um sugeito de RIGORES, de LÓGICAS, logo sou também um fulano RACIONAL.
Assim sendo, hoje vou fazer contas. Falar de NÚMEROS:
  • Até ontem:

a) Fumava 4 MAÇOS de CIGARROS por DIA:

4 maços/dia = (4 x 20 cigarros )/dia = 80 cigarros/dia;

b) 1 dia = 24 horas;

c) 24 horas/dia - 8 horas de sono/noite = 16 horas de vigíla/dia;

d) 80 cigarros fumados em 16 horas dá, em média, 5 cigarros fumados em 1 hora;

e) 5 cigarros em 60 minutos equivale a 1 cigarro a cada 12 minutos;

f) Em média EU FUMAVA, até ontem, 1 CIGARRO DE 12 em 12 MINUTOS.

(Nunca controlei o tempo que demoro a sugar um cigarro, mas a frequência com que os acendo não está nada mal, heim! Faço intervalos curtinhos... se visse mais TV aprenderia a fazer intervalos maiores que os próprios programas...)

  • Hoje:
  • Fiquei sabendo, durante a consulta, que o meu NÍVEL de MONÓXIDO de CARBONO é de 83 ppm (ppm = partes por milhão).
  • Fui informado, ainda, que o VALOR NORMAL para um NÃO FUMADOR é INFERIOR ou IGUAL a 6 ppm.
  • Mais me foi comunicado: O VALOR MAIS ALTO CONSIDERÁVEL e ACEITÁVEL para um FUMADOR é de 20 ppm.
  • PORRA!!!
  • Lá mais para o meio da consulta:
  1. Foi-me feito o TESTE DE FAGERSTRÖM que mede a DEPENDÊNCIA FÍSICA de NICOTINA.
  2. Essa medida é feita através de uma escala graduada de 0 a 10.
  3. O resultado do meu teste de DEPENDÊNCIA FÍSICA de NICOTINA foi 9!
  4. C'um CARAÇAS, man!...
  5. ...da-se!

Depois de tantos números e de tantas contas, já não tenho coragem de fazer contas às despesas: CONSULTA + FARMÁCIA.

-

Por enquanto só me foram receitadas umas cápsulas. Três ao dia. Mais tarde virão os famosos PENSOS.

E foi-me passada uma carta para marcação de consultas com uma PSICÓLOGA CLÍNICA para que me acompanhe no processo.

Daí sim, irei sair um homem novo, bem parecido, autoconfiante, bem sucedido, com o passado e o presente resolvidos... e um futuro vazio. Sim! Como vou preencher, no futuro, a ausência de cigarros? Há que não olvidar que é algo que tenho feito de 12 em 12 minutos na minha vida.

2 comentários:

  1. C'um CARAÇAS, man!...
    mas não desistas...
    vais ver que ainda arranjam uma nova escala para ti!
    bjocas, graça

    ResponderEliminar
  2. Ouve, Woman, não 'tás bem a ver... A expressão de incredibilidade da Jovem que me fez o teste...

    Eu sabia que o meu caso "é grave, Doutor!", mas ter índices à beira de "para lá de Marraquexe"... não contava; até porque os exames que tenho feito (RX Torax, Micros, e Provas Respiratórias) nada revelam de preocupante.

    Mas estamos aí! Não desistirei. Não às primeiras!
    Hoje já só fumei o 1º cigarro 1/2 hora depois de me levantar da cama. Pas mal, quoi?

    bjos.

    ResponderEliminar